HALA MADRID! // A não perder

quarta-feira, maio 24, 2017


No passado fim-de-semana, eu e a minha mãe decidimos rumar a Madrid. Quando se fala numa viagem de carro até à capital espanhola todos ficam boquiabertos pois imaginam uma infiniddae de quilómetros de estrada. Uma canseira! Que muitos evitam marcando uma viagem de avião que os levará 1h30 depois ao seu destino. Mas a verdade é que a distância de Lisboa a Madrid são 600 km e aproximadamente 6 horas de viagem, numa estrada de duas faixas onde a velocidade máxima são 120km/h e… sem pagar um único cêntimo. Claro que em Espanha, já que do lado português, se quisermos evitar uma hora numa estrada nacional, temos que pagar 16€ pelas mesmas condições da autovia espanhola.
Mas a verdade é que eu gosto destas pequenas aventuras. Podemos parar quando queremos, sem pressas, sem stress e acreditem a viagem passa num instante.

Esta minha viagem, que começou sexta e acabou domingo (estive apenas um dia inteiro em Madrid) permitiu que lhes traga hoje notícia de alguns locais por onde passei e que são imperdíveis numa visita a Madrid. Esta foi a minha terceira vez na cidade e admito que das duas primeiras não ficara encantada. Quando estou numa cidade penos sempre se iria conseguir viver lá. E em Madrid achei sempre que não!
 Pois desta vez senti Madrid de uma forma diferente e já estou mais receptiva à ideia de uma vida nesta cidade (mas nenhuma ultrapassa a minha amada cidade de Londres!). 

Edifício Metropolis

No dia em que chegamos (sexta-feira) o plano era aproveitar a hora gratuita do Museu do Prado que acontece de segunda a sábado das 18h às 20h e domingos das 17h às 19h. Estacionar o carro, uma voltinha rápida pela Gran Via, e lá fomos nós admirar, entre muitos outros, "As Meninas" de Velazquez, Goya e Rafael.
Com o corpo a pedir descanso o destino final foi o Hotel HVU, que fica a 16km do centro da cidade, na vila de Alcobendas, um hotel mais empresarial mas super confortável, fora da confusão citadina e bastante mais barato.

O dia seguinte estava destinado a passarmos por locais que já conhecíamos e a descoberta de outros desconhecidos. Foi o caso da Chocolatería San Gines, paragem obrigatória para comermos uns churros com chocolate e o Templo de Debod. O templo que desconhecia tem um lindo o jardim. Adorei!
Uma dica: se conseguirem visitem esta zona ao pôr-do-sol! Se o fizerem vão perceber…
O roteiro incluía uma passagem pela Plaza Mayor e pelas Portas do Sol, dois locais obrigatórios numa visita a Madrid; uma maratona a subir e a descer a Gran Via; uma paragem para petiscar no Mercado de San Miguel, onde facilmente se pode perder a cabeça com a variedade de comida; uma fotografia na Plaza de España virada para o monumento em honra de Cervantes onde está a estátua de D. Quixote de la Mancha e Sancho Pança; uma entrada na Catedral de la Almudena com direito a uma pequena cerimónia. E  por falar em cerimónia, não deixem de assistir ao render da guarda em frente ao Palácio Real.

Para terminar o dia em grande, um jantar no restaurante Tapas 44 que descobri na minha primeira visita a Madrid. Adoro! São uns huevos rotos, umas patatas bravas, uns chocos ao alhinho e uns espargos envoltos em presunto, e eu sou uma pessoa feliz!


Último dia em Madrid. O plano era aproveitar a gratuitidade dos museus, desta vez o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. A visita foi rápida e ficámo-nos pela exposição "Piedades y terror en Picasso - El camino a Guernica", que foi mostrada pela primeira vez há 80 anos. Não consigo deixar de me emocionar diante dela e de pensar no seu terrível significado.
Houve ainda tempo para um passeio pelo famoso mercado El Rastro, que acontece todos os domingos no bairro La Latina. Um género de feira da ladra em Madrid onde podemos encontrar de tudo. No regresso ao carro não deixámos de apreciar o edifício de La Tabacalera, uma antiga fábrica de tabaco que se tornou um centro social sobre o domínio público, que tem como objectivo o debate e difusão de ideias, mas também a produção artística.

Uma visita rápida que me deixou com vontade de mais! E o regresso a Madrid já está marcado, desta vez para visitar uma amiga que vai fazer Erasmus. Fiquei com muita vontade de conhecer mais a cidade, e que afinal de contas fica perto. Fiquei a saber que no dia em que regressei a casa, o Real Madrid se sagrou campeão de Espanha. Que pena não ter conseguido festejar com eles (esta situação já me aconteceu na minha primeira viagem a Barcelona), mas não faz mal, este ano já tive os meus festejos.
HALA MADRID!

You Might Also Like

12 comentários

  1. Já cheguei a fazer o mesmo com os meus pais e acredita que também preferi assim! Sempre convivemos mais e veos outras coisas que de avião não víamos :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esta foi a segunda vez que fiz isto e adoro! evito ansiedade de voo haha um bom fim-de-semana , beijinhos :)

      Eliminar
  2. Acho que nunca estive em Madrid... mas hei-de lá ir, sem dúvida (= (mas não de carro hehehe)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens que lá ir sofia :) uma cidade um pouco como lisboa mas em tons espanhóis! um bom fim-de-semana beijinhos

      Eliminar
  3. Um dia quero muito ir a Madrid, as fotos estão lindas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma cidade cheia de vida tal como manda a tradição espanhola! obrigada virgínia, um beijinho e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
  4. Eu adoro Madrid, adoro agitação da Gran Via e ir ver o por do sol ao jardim D´El Retiro ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para mim não existe nada como o Mercado de San Miguel, ambiente tão "espanhol" com todo o seu barulho e todas aquelas tapas deliciosas! obrigada pelo comentário, bem-vinda ao blog :) beijinhos e uma boa semana!

      Eliminar
  5. Nunca pus os pés em solo espanhol, mas adorava um dia conhecer melhor o país vizinho!

    x-💖
    Blog
    Página FB
    Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nos últimos verões tenho aproveitado para conhecer várias cidades espanholas e cada vez descubro mais locais bonitos! assim que tiveres oportunidade aconselho uma visita a madrid, barcelona, granada, sevilha, santiago de compostela, toledo, enfim até podia continuar mas são tantos os santinhos bonitos daquele país! bem-vinda ao blog e espero que fiques a acompanhar esta minha aventura :) beijinho grande e boa semana!

      Eliminar
  6. Ainda não conheço Madrid, mas espero conhecer muito brevemente. Vou, por isso, apontar todas as dicas, que me parecem ótimas.

    Quando visito uma cidade penso exatamente o mesmo: "Será que conseguia viver aqui?". Há cidades que nos tiram logo um sim e um grande sorriso e há outras que precisam de várias visitas até encontrarmos a sua verdadeira essência.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. para além destas dicas aponta ainda o parque do retiro e a puerta de alcalá :) madrid e londres são as cidades que já mais visitei. londres foi um sim automático e um amor sem fim, madrid tenho vim a aprender a gostar cada vez mais. bem-vinda ao blog, um beijinho grande e uma boa semana :)

      Eliminar