Senhora do Monte // TAKE A DEEP BREATH

sábado, março 18, 2017


Nos últimos tempos a minha vida tem andando um autentico reboliço. Desde que iniciei a minha tese, que comecei a entender o verdadeiro significado da palavra stress, e por variadas razões toda esta situação levou-me a procurar locais longe da confusão da cidade ou até que me mantenham distraída fora de casa.
Após já ter falado por aqui dos Açores, de um livro que nos leva até à Coreia do Norte e de uma conversa que nos fez conhecer um pouco melhor Londres e a vida de um português nesta cidade, decidi criar um "separador" onde quero partilhar locais em Lisboa, Sintra e Cascais (principalmente agora de início) que para mim representem a sensação de take a deep breath, em português, respira fundo. Seja por serem jardins onde me posso deitar na relva, miradouros onde posso ficar a apreciar a vista, ou até uma praia onde relaxo a ouvir o barulho das ondas, o importante é encontrar locais que nos façam sair da confusão e encontrar novamente o equilíbrio.
Hoje trago-vos o Miradouro da Senhora do Monte, situado na colina do Bairro da Graça oferecendo uma vista que apanha o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril, a baixa lisboeta, uma linha que nos leva da Estrela a Monsanto, outra que segue a Avenida da Liberdade até ao Marquês de Pombal e ainda da Avenida Almirante Reis até às torres do Instituto Superior Técnico. Este miradouro trás o seu nome da Capela da Nossa Senhora do Monte ali reconstruída em 1796, após a anterior ter sido destruída pelo terramoto de 1755. 



Neste momento o jardim está a sofrer algumas obras mas nem por isso deixa de ser um ótimo sitio para ser visitado. Por vezes conseguimos ter direito a concertos de guitarra ou saxofone, oferecidos pelos artistas lisboetas que ali tentam a sua sorte, criando um final de tarde inesquecível. Para acompanhar podemos sempre comprar uma limonada na banca da Maria Limão, ou até levar uma garrafa de vinho e um livro e ficar a aproveitar o fim de dia.
Pela manhã bem cedinho, este miradouro consegue ser ainda mais tranquilo, ainda sem a euforia dos turistas que aqui chegam de tuktuk e apenas com o chilrear dos pássaros que acordam e uma cidade que aos poucos também vai despertando. 
Ou até mesmo à noite, quando Lisboa se vai adormecendo e conseguimos ver a cidade iluminada de uma ponta à outra.


Para além de ser um local para onde venho quando quero "fugir", este miradouro é o meu ponto de encontro com a cidade após regressar de viagens a outras cidades europeias. É aqui que quando volto a Portugal venho lembrar-me novamente o porquê de Lisboa ser a minha cidade, e perceber que realmente não existe cidade como esta, ainda por vezes tão à beira-rio plantada, mas ao mesmo tempo tão acordada e cada vez mais dinâmica. 
Um local que partilho sempre que tenho oportunidade com alguns turistas, e que hoje vos deixo aqui porque acredito que também ficarão rendidos. Vão, sentem-se no muro, observem a cidade à vossa frente, take a deep breath, e deixem-se levar. 

You Might Also Like

2 comentários

  1. O miradouro é lindo lindo lindo e acho fantástica a ideia de partilhares connosco locais a visitar por Lisboa e arredores!
    Segui o blog :*
    Beijinhos,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso das tuas fotos, e os sítios por onde passas a partilhar connosco e muito bom.


    Beijinhos, Sophie
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar