uma pequena ilha // AÇORES PARTE II

terça-feira, março 07, 2017


Mais um dia, mais uma manhã que começou cedo pela ilha de São Miguel. Como ficamos alojadas na Ribeira Grande (se partíssemos são miguel ao meio, a ribeira grande poderia ser o nosso ponto de partida), o plano de visita foi criado um pouco na perspetiva de um dia para a direita, outro para a esquerda.
Os dois últimos dias passaram por visitar a parte do Nordeste da ilha e no dia de regresso a casa e de entrega do carro uma rápida visita à capital açoriana, Ponta Delgada. 




Mais uma vez volto a realçar uma palavra: verde! Esta é uma ilha completamente delirante para os amantes da natureza, pelas suas alterações na paisagem ao conduzirmos pelas várias estradas, pelas suas flores, pelas suas cascatas, pelos seus prados e vales.
Foi no terceiro dia que visitamos um dos locais que acabou por se tornar um dos meus preferidos de toda a viagem: o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões. Um óptimo sítio para um pic-nic, ou simplesmente para um momento de meditação e descanso, por isso procurem o recanto ou até mesmo uma mesa na zona equipada com fogareiros (a ilha está apinhada de parques de merendas, principalmente à beira da estrada, para quem gosta de poupar nas refeições não faltam sítios onde sentar e aproveitar a refeição), relaxem e aproveitem o ar puro.




A fábrica do Chá da Gorreana foi outra visita obrigatória, onde podem provar o chá, ver as máquinas utilizadas na produção, ou aventurarem-se numa caminhada pelos campos de plantação. 
Chegando ao nordeste da ilha encontram o miradouro que mais me deixava ansiosa de visitar e que não me desiludiu. Dos mil e um miradouros que São Miguel oferece, aponto o Miradouro da Ponta do Sossego como estando em primeiro lugar. Aqui encontram cerca de 100 gatos, todos eles diferentes (miradouros em são miguel são sinónimo de gatos), na primavera acredito que consigam ver hortênsias de todas as cores e uma vista de cortar a respiração.
Chegado o fim do dia, foi hora de spa na Poça da Dona Beija, com água em estado natural a uns meros 39º.



Em Ponta Delgada a visita foi curta pois era tempo de regressar a casa, destacando uma visita à plantação de Ananases A. Arruda, às famosas portas da cidade, e aos amantes de queijo como eu, uma ida ao Rei dos Queijos no Mercado de Ponta Delgada.
De São Miguel trouxe muita vontade de regressar brevemente aos Açores e a certeza de que Portugal compete na linha da frente como um dos países mais bonitos que alguma vez conheci. Para além disso, esta viagem deixou-me ainda com vontade de visitar novamente a Madeira e descobrir mais e mais dos 92 090 km² pelos quais Portugal se estende.

You Might Also Like

0 comentários