uma pequena ilha // AÇORES PARTE I

segunda-feira, março 06, 2017


O ano de 2017 começou com duas viagens, desta vez por território nacional. A primeira ao Porto feita em Janeiro (que ainda será por aqui falada), e a segunda em Fevereiro aos Açores. 
Admito que a minha vontade de conhecer este arquipélago era enorme, e a criação de rotas lowcost para duas ilhas açoreanas deu para matar finalmente o bichinho e visitar a ilha de São Miguel. Para quem não sabe São Miguel é a maior ilha do arquipélago, estendendo-se aproximadamente, por uns loucos 64 km de comprimento e por entre uns 8 a 15 km de largura (um terror para pessoas claustrofóbicas!). 
Visitei a ilha durante 4 dias, e trouxe comigo três palavras-chave: vacas, verde e água! Descobri que existem mil e um tons de verde, e é surpreendente estar num miradouro e conseguir ver o lado norte e o lado sul da ilha e percebermos que estamos mesmo rodeados de água... já para não falar das imensas lagoas que existem por toda a parte! Para além disso as vacas malhadas que se encontram seja em encostas, seja em prados constantemente a alimentarem-se.




Falando um pouco dos dois primeiros dias... o primeiro foi o dia de chegada, por isso foi chegar a São Miguel pegar no carro que tenhamos alugado para nos movimentarmos facilmente pela ilha (um smart for four que mais parecia um carro de corridas!), e partirmos à aventura! A primeira paragem foi um MEGA bife na Associação Agrícola de São Miguel, que da maneira como nós comemos, serviu para três pessoas, terminando com as famosas queijadas de Vila Franca do Campo. Ao almoço acabávamos por optar comer em restaurantes, sendo que nos dois primeiros dias conhecemos a Associação e o bar da Caloura, onde provámos lapas que ainda vinham a fritar na frigideira. 
Mas a viagem não foi apenas comida! Locais como: a fantástica Lagoa das Sete Cidades, vista do Miradouro da Lagoa do Canário, ou da famosa vista do Rei; uma caminhada pela floresta para chegar à Lagoa do Congro; uma visita sem direito a banhos, à Caldeira Velha; um passeio pela famosa Caldeira das Furnas, onde podem por a fazer o vosso cozido (com o cheiro a enxofre que está no ar eu não ia conseguir come-lo a seguir!) ; uns minutos de ginásio ao subir as escadas da Ermida da Nossa Senhora da Paz, para ter uma vista incrível para a vila e o ilhéu; e ainda escalar montes para conseguir observar de mais alto a grande Lagoa do Fogo, fizeram igualmente parte deste dois primeiros dias.






Só tenho maravilhas a dizer do tempo que apanhámos durante toda a viagem! É verdade que também apanhámos frio e chuva, mas tal como nos disse o senhor do alojamento em que ficámos, na ilha conseguimos apanhar as quatro estações do ano num só dia. Há conta do bom tempo tivemos direito a um primeiro pôr-do-sol fantástico na Ponta da Ferraria.
Dois dias se foram, mas ainda havia mais dois para aproveitar!










You Might Also Like

0 comentários