Peninha // TAKE A DEEP BREATH

sábado, abril 08, 2017


Tiveram uma semana cansativa, cheia de trabalho e muitas dores de cabeça? A boa notícia é que hoje é sábado está um tempo espetacular e o que não faltam são locais para fugir às confusões que o bom tempo também trás, muito principalmente, em volta das praias. Querem fugir à multidão de gente que anda pelos paredões por esta altura? O Miradouro da Peninha é perfeito para isso!

O Miradouro da Peninha fica situado no Parque Natural Sintra-Cascais, e daí conseguimos avistar locais como: o Cabo da Roca, a Praia do Guincho, e nos dias que têm estado, a Ponte 25 de Abril, a Serra da Arrábida e o Cabo Espichel. Este local deve o seu nome ao Santuário que ali se situa de seu nome, Santuário da Peninha, edificado no século XVII.
Apesar de nos dias de hoje já ser um pouco mais conhecido por turistas e até mesmo pelos locais, este é o local perfeito para um momento relaxante aproveitando a excelente vista, e no caso destes dias de primavera, desfrutar o sol sempre acompanhado de uma brisa marítima.
É um optimo local para quem, tal como eu gosta de fotografar, apesar de estas fotografias que vos trago hoje terem sido tiradas com o telemóvel, penso que retratam bem aquilo que vos espera após uma viagem de carro pela serra.
É aqui que, mais uma vez, caiu em mim e observo o país lindo em que vivemos. Uma mistura de natureza com oceano, os recortes da nossa costa, as diferenças entre urbano e rural. Do verde ao azul, do branco ao castanho, procurem um local para se sentarem e respirem o ar puro inexistente em grande parte do nosso dia-a-dia.
Daqui aconselho uma visita ao Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, uma viagem pela estrada do Guincho até Cascais, uma visita às praias de Sintra, como é o caso da Praia da Ursa, ou Azenhas do Mar, ou ainda a melhor parte... uma paragem na Piriquita, a famosa casa de travesseiros e queijadas de Sintra.

Deixo-vos com um poema que um amigo meu escreveu, relacionado com a minha fotografia abaixo tirada uma das visitas à Peninha. Bom fim-de-semana!


Subo o monte, 
Que se esconde à sombra da montanha
Onde aí repousa o santuário que dá início ao horizonte

O vento esfria a minha alma quente
Que sobre o olhar esbate o mar calmo e adormecido
E sobre a tela de água o sol descoberto reflete

Há um trilho até ao expoente alto
Em rodopio vou indo, 
A reparar a meu redor
O bailar das gaivotas sobre o céu colorido

O tempo abranda para nós meu amor
Enquanto isso a tua capa foge sobre os teus ombros
Lançada à brisa de Inverno
Sem que esqueçamos que somos efémeros.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Não conhecia, achei um lugar lindo e ideal para uns bons clicks fotográficos. Tenho a sorte de aqui na Madeira encontrar lugares maravilhosos, para descontrair no fim de semana ou simplesmente relaxar com a natureza envolvente.

    Bitaites de um Madeirense

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo, um ótimo fim-de-semana por essa linda ilha da Madeira :)

      Eliminar
  2. Adoro sítios assim e o poema está muito bonito.:D


    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida um lugar muito bom para relaxar e passar uns momentos bem diferentes do dia a dia!
    Beijinhos
    http://anamakeawish.blogspot.pt

    ResponderEliminar