TRABALHO PODE SER UM HOBBIE? // ACMA

quarta-feira, abril 26, 2017


Desde que criei o blog à um mês atrás, que o projeto A Cultura Mora Aqui - ACMA me chamou a atenção. Este projeto tem como principal objetivo criar mais conteúdo cultural pela blogosfera, acreditando que esta não se deve resumir apenas a temas mais femininos, como maquilhagem e moda em geral. 
Por me identificar bastante com esta ideia, decidi abraçar este projeto e dar asas à minha imaginação com o tema mensal escolhido: hobbies! Para a minha primeira publicação no âmbito do projeto pensei em escrever sobre uma questão que já me atraí a atenção há uns tempos... Será que o trabalho pode ser um hobbieOu por outras palavras... Será que um hobbie que acabe por se tornar o nosso trabalho deve deixar de ser visto como um hobbie por este passar a representar uma maior responsabilidade?

Tudo isto cresceu na minha cabeça no dia em que ouvi a blogger/youtuber/empresária Mimi Ikonn afirmar num dos seus vídeos que, apesar de passar a vida a trabalhar, não encara o que faz como um trabalho por ser algo que lhe dá tanto prazer. É de contextualizar que a Mimi tem neste momento em atividade, um canal no youtube, um negócio com o seu marido e lançou a pouco tempo um livro escrito e editado por ela! Claro que tudo isto acarreta imensa responsabilidade e é claramente um trabalho, mas será então possível que ela olhe para tudo isto com um "simples" hobbie do seu dia-a-dia?
Tenho debatido esta questão com amigos desde que a coloquei em causa. E sou da opinião que SIM, é possível que o nosso trabalho seja um hobbie. Nesta publicação irei centrar-me mais no tema dos influenciadores digitais, mas acredito que estes não sejam os únicos a passar por isto.
Ora a palavra hobbie em português traduz-se por passatempo e decidi procurar no dicionário a sua definição: 

pas·sa·tem·po 
(forma do verbo passar + tempo)
substantivo masculino
1. Actividade que se faz apenas por diversão ou entretenimento.

"passatempo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/passatempo [consultado em 24-04-2017].

Tendo em conta esta definição penso que, o trabalho apenas consegue ser visto como um hobbie se for o nosso "bebé", ou seja, se for algo que criámos e moldámos segundo aquilo que víamos como o nosso trabalho de sonho. Sendo uma atividade que fazemos apenas para nos divertir, significa que é algo que nos dá prazer e o facto de passarmos-o-tempo a trabalhar não é encarado como algo chato. Claro que existem dias chatos, dias trabalhosos, dias em que nos apetecia largar tudo, mas chegamos ao fim e ficamos orgulhosos com o que fizemos e amanhã passamos-o-tempo a projetar algo novo e melhor. Pelo contrário podemos chegar a um ponto em que a frustração é tal que o trabalho se torna mesmo trabalho e a diversão se torna em algo aborrecido... não nego essa possibilidade e acredito que aconteça muitas vezes.
Quantas pessoas, pensando especificamente no caso das bloggers e youtubers, não viram o seu hobbie a passar a ser trabalho. A nova profissão de influenciador digital, advém de hobbies que acabaram por adquirir uma maior responsabilidade, seja pela questão de se começarem a receber valores monetário por publicações ou vídeos, seja ainda pelo facto de as bloggers e youtubers passarem a não estar "sozinhas", e terem consigo um manager que trata da sua relação com as marcas. E tudo isto muito provavelmente começou há 7/8 anos atrás onde nunca ninguém pensaria tirar dinheiro e viajar à conta de uma página pessoal na internet!
Atenção que estou a falar de bloggers/youtubers cujo objetivo não era fazer dinheiro com aquilo que estavam a criar, mas que viam o seu cantinho online como um escape, onde partilhavam com os seus seguidores aquilo que mais gostavam. 
Será que esse blog criado há 7 anos atrás deixou de ser um hobbie para elas? A mim parece-me que não...

Quem está comigo e quem está contra mim?

Se quiserem juntar-se a este projeto basta enviarem um email para acma.cultura@gmail.com com o vosso nome, idade, blog/canal de youtube, o porquê de se quererem juntar e como descobriram o projecto. Qualquer blogger ou youtuber pode participar sendo que o objetivo principal é encher a blogosfera de temas culturais, saindo da equação da moda e da maquilhagem. 
Passem pela página de facebook do projetoconheçam os outros participantes no blog do ACMA e passem pelos blogs dos fundadores:

You Might Also Like

15 comentários

  1. Olaaaaa :)
    Bem visto! Além disso, deixo um à parte: não é por acaso que passatempo é masculino ahahah
    beijokitaz

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Concordo em tudo o que disseste.
    Já sigo o blog :)

    Beijinhos,
    Melissa Sousa
    FUI AO CINEMA #4

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo contigo,
    mas também depende do tipo de trabalho..

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que sim, mas o meu trabalho de sonho e aquele que eu nunca irei encarar como trabalho não será de certeza o mesmo para toda a gente. aquilo que eu fico feliz a fazer pode não fazer feliz mais ninguém.. mas concordo contigo. um beijinho e boa semana :)

      Eliminar
  4. Boa perspectiva. Eu sou da opinião que "quem faz o que gosta não trabalha um único dia no ano" ;)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  5. é uma excelente sorte quando se ama o trabalho, quando se trabalha no que se ama!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sem dúvida! que fosse assim para toda a gente ... beijinhos e uma boa semana :)

      Eliminar
  6. Eu não vejo o meu trabalho como um hobbie, embora adore o que faço. É muito cansativo e tem dias em que é uma autêntica frustração, especialmente a parte de lidar com muitas pessoas. Quanto ao blog, isso sim, é um hobbie. Mas, é verdade, que também dá trabalho! =P mas pronto, faço os possíveis por continuar a divertir-me o mais possível com ele

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. existem dias menos bons (como eu gosto de lhes chamar) que por vezes conseguem ser compensados por dias excelentes! continua a divertir-te, gostei muito do teu blog :) beijinhos e uma boa semana

      Eliminar
  7. Concordo plenamente contigo. Há uma frase bastante conhecida que diz que se fizermos aquilo que gostamos, não teremos de trabalhar nenhum dia na nossa vida, parafraseando. E eu acho que é mesmo isso. As pessoas que, como nós, começaram com blogues e canais de youtube como hobbies e que passaram a fazer disso o seu trabalho, penso que o continuam a ver como um hobbie porque é algo que gostam de fazer e lhes dá prazer.

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. que a vida fosse feita de hobbies que acabam por ser trabalhos! não podia concordar mais com essa frase, um beijinho e boa semana :)

      Eliminar
  8. Quero muito acreditar que isso seja possível. Quero muito que o meu trabalho seja um verdadeiro hobbie, que acorde com alegria e cheia de energia só de pensar como vou passar-o-tempo, que me faça sonhar e sentir realizada! Eu acredito que é possível, mas continuo na luta 😜
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nunca desistas que acordar com esse sentimento! um beijinho grande e um bom fim-de-semana :)

      Eliminar