A Rapariga no Comboio // BOOKMARK

sábado, maio 20, 2017



"Procuro-os enquanto estamos parados no sinal vermelho. Principalmente no verão, a Jess costuma estar lá fora de manhã, a beber café. Às vezes, quando a vejo ali, sinto que ela também me vê, sinto que ela também me observa e apetece-me acenar-lhe. Mas sou demasiado acanhada. Não costumo ver tanto o Jason, anda muitas vezes fora em trabalho. Porém mesmo quando não estão lá, penso no que andarão a fazer."
Paula Hawkins, A Rapariga no Comboio


É impossível que alguém que esteja neste momento a ler esta publicação nunca tenha ouvido falar no livro A Rapariga no Comboio da autora Paula Hawkins. Foi lançado em 2015, esteve o ano inteiro no top nacional de vendas e foi um verdadeiro tornado no mundo literário mundial. 
Admito que adquiri o livro levada pelo alarido em torno dele, mas também pela sua passagem a filme, realizado por Tate Taylor, e que veio foi mais uma achega para a fama deste thriller. 
Em forma de diário, o livro trata a história de Rachel, uma rapariga divorciada que todas as manhãs apanhava o comboio de Ahsbury para Londres para ir trabalhar. O comboio parava sistematicamente junto à rua onde outrora Rachel tinha morado com o seu ex-marido devido a falhas na sinalização. Até que Rachel repara numa rapariga a quem acaba por dar o nome de Jess (o nome real é Megan) que pela manhã está sempre no terraço acompanhada, por quem Rachel pensa ser o marido. Com uma história criada em torno destas duas personagens desconhecidas na cabeça de Rachel, vamos acompanhando paralelamente a história de Megan que tal como Rachel esconde segredos. 
Rachel acaba metida num caso de homicídio que acaba por abranger praticamente todos os personagens do livro. 

"O comboio pára no sinal. Bebo um gole da lata gelada de ginecologias tónico e levanto os olhos para casa dele, para o terraço dela. Estava a ir tão bem, mas preciso disto. É para arranjar coragem."
Paula Hawkins, A Rapariga no Comboio


Sou sincera... o livro deixa um pouco a desejar. Não sei se a minha opinião se deveu à elevada expectativa, mas pensava que ia ser muito mais do que realmente foi. Cheguei a um pouco que parecia que a história tinha estagnado e não passava do mesmo. Fiquei um pouco desiludida, e ao mesmo tempo bastante curiosa pela forma como o livro tinha sido passado para filme visto tratar-se de um livro escrito em forma de diário. A própria escrita da autora não foi nada de surpreendente e senti que lhe faltava alguma coisa para ser realmente empolgante.
O filme também não me surpreendeu de todo mas eu, quando existe a versão filme, primeiro leio o livro e só depois vejo o filme, como forma de visionar o que tinha imaginado na minha cabeça. 
A autora lançou no inicio de Maio um segundo livro, Escrito na Água, que ainda estou na dúvida se devo ou não dar o benefício da dúvida. 
Para quem já leu A Rapariga no Comboio deixem a vossa opinião pois vou adorar ler, pois de certeza que será diferente da minha. Quanto ao segundo livro da Paula Hawkins, alguém recomenda?

"Deito-me na cama e desligo as luzes. Não vou conseguir dormir, mas tenho de tentar."
Paula Hawkins, A Rapariga no Comboio
  

You Might Also Like

7 comentários

  1. Eu achei o filme mais interessante, fiquei com a mesma impressão que tu do livro... parece que a ser momento não passa daquilo.
    Beijinho
    http://omundodajesse.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada pela tua opinião jéssica :) uma boa semana, beijinhos !

      Eliminar
  2. Ao contrário de ti eu achei o livro incrível, e é sem dúvida um dos meus preferidos.
    Beijinhos

    Http://averamarques.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigada por partilhares a tua opinião vera :) um beijinho e boa semana!

      Eliminar
  3. Li o livro bem antes de se saber que iria ser feito o filme. Ainda sem um sururu que me levasse a ter grande expectativas... Até metade não consegui parar de ler, mas depois tornou-se aborrecido, permitindo que se adivinhasse o fim.
    Essa coisa das expectativas aconteceu-me com o livro " A Amiga Genial", que embora se queira ler até ao fim depressa, não me fez entender todo o fenómeno Elena Ferrante. (De qualquer forma ainda vou ler o resto da história!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. aconteceu-me o mesmo... " a amiga genial" já me foi recomendado e provavelmente hei-de lhe dar uma oportunidade. muito obrigada por teres partilhado a tua opinião, beijinhos e uma boa semana :)

      Eliminar
  4. Eu não vi o filme, mas li o livro e gostei. Não foi o melhor livro que li, o estilo de escrita não é genial, mas achei a história interessante =P

    Beijinhos

    ResponderEliminar