Do Minho para as Arábias e para o Mundo // PORTUGUESES ABROAD

quarta-feira, junho 07, 2017



Hoje pela primeira vez num Portugueses Abroad saímos da fronteira europeia e vamos conhecer a história de Tiffany, o nome por detrás do blog Ukuhamba. Na entrevista deste mês estive à conversa com uma rapariga que voou do Minho para o Qatar para iniciar uma vida como hospedeira de bordo mas que acabou por regressar a Portugal. O motivo? Toca a ler!

WeeklyVanessa - Estiveste a viver em Doha durante quanto tempo? O que fizeste por lá em termos profissionais?
Tiffany - Estive a viver em Doha cerca de 2 anos. Na verdade, não passava muito tempo em Doha, isto porque era Hospedeira de Bordo e portanto andava sempre a viajar e passava mais tempo noutras cidades de todos os continentes, do que propriamente em casa. Mas Doha era a minha base e o local que chamava de lar na altura.

WV - Quais foram as tuas principais motivações para saíres de Portugal?
T - Na altura vi-me numa situação precária em termos de trabalho. Estava habituada a ganhar bem e com a crise os empregadores estavam a tentar diminuir o salário e as condições. Para além disso senti que estava a precisar de uma mudança grande na minha vida e de uma aventura. A ideia surgiu e eu embarquei, literalmente!

WV - Porque decidiste regressar a Portugal?
T - Por amor. Ser hospedeira de Bordo é uma paixão e um vício. Cada país, cada cidade que visitas, faz-te querer visitar mais e querer voltar. Viajar para mim é uma paixão, se a minha profissão me dava isso, eu adorava a minha profissão!
No entanto, é complicado ter este estilo de vida e querer partilhar a vida com a pessoa amada. Ainda por cima o meu namorado estava em Portugal! Conclusão estávamos juntos uma vez por mês, por poucos dias e com muito esforço! Sempre com muitos quilómetros envolvidos! Quando ele me pediu, a volta fez sentido para mim! Voltar para o país que tanto adoro; e iniciar uma vida a 2 é na verdade uma aventura bem maior do que ir viver do outro lado do mundo!

WV - Em termos nacionais, do que sentias mais saudades? (Comida, sítios, ...)
T - Na verdade não sentia muitas saudades dos locais; isto porque andava sempre a viajar e a visitar; mas sentia muitas saudades da comida! :P Em casa fazia a minha comida, mas óbvio que não é a mesma coisa! Sentia muita falta do nosso querido Bacalhau! Tanto que em cada restaurante, em qualquer parte do mundo, que dizia CodFish eu experimentava! E era sempre uma desilusão... eu já sabia, mas cismava em pedir sempre! E definitivamente presunto! Era o que mais me apetecia sempre! Mas como felizmente ia várias vezes a Barcelona, acabava por conseguir matar as saudades!
Outra coisa que me fazia lembrar muito o nosso querido Portugal eram as natas! Egg Tarte como se diz na Ásia! Eles bem tentam e admito que comi algumas muito boas! Mas nada como as nossas...

WV - Quando regressaste existia alguma coisa que querias mesmo ir fazer para “matar” saudades de Portugal?
T - Pode parecer cliché mas eu não tinha saudades de Portugal, tinha saudades da minha gente, da nossa gente! Somos nós que fazemos Portugal! E por isso sempre que vinha cá, e em especial quando regressei o único que queria mesmo fazer para “matar” saudades era visitar a minha família e os meus amigos! O primeiro mês foi mesmo para andar a saltitar quase por Portugal inteiro!

WV - Quais eram os momentos em que ficavas mais home sick? E quais eram os momentos em que te beliscavas por estares a viver em Doha?
T - Home sick... especialmente ao Domingo á tarde, porque a minha família tem o hábito de se juntar para tomar cafezinho! E eu sentia saudades de estar com eles, simplesmente na conversa! Claro que também havia aqueles momentos em que parece que tudo nos corre mal e que só queremos a nossa mamã! Mas felizmente não foram muitos!
Momentos em que me beliscava? Cada vez que saia o meu horário e eu percebia que ia conhecer Nova Iorque, Cairo, Kuala Lumpur... (por exemplo) locais tão dispares e tão magníficos, tudo no mesmo mês!


WV - Imaginando que 50% dos visitantes do blog se querem mudar para Doha, quais são as principais sugestões que lhes dás?
T- Para irem para Doha têm definitivamente de sair daqui já com contrato, a não ser que sejam familiar de alguém que já lá está! De qualquer forma alugar casa lá é extremamente caro! Não se esqueçam que os árabes são negociantes por natureza, portanto tentem negociar casa como beneficio do vosso emprego! É comum eles oferecerem emprego já com moradia, mas se não for o caso, insistam!
Conselhos mais óbvios: meninas, vistam-se de forma discreta e respeitem as tradições e a cultura deles. Respeitei sempre, vesti-me normal, mas de forma discreta e nunca deixei de fazer nada. Ia a discotecas, ia para a praia, e nunca ouvi sequer um piropo! Saber estar é o meu conselho.
Posso dar algumas sugestões de locais a visitar em Doha (http://www.ukuhamba.pt/umas-ferias-doha/ ), bem como uma viagem a não perder (bem pertinho e a viagem super barata!): Dubai (http://www.ukuhamba.pt/um-parque-diversoes-chamado-dubai/) e já agora Abu Dhabi (http://www.ukuhamba.pt/dubai-abu-dhabi/ ).


WV - Que tipo de burocracias tiveste que tratar para puderes trabalhar em Doha ou alugar casa?
T - Na verdade a companhia tratou de tudo por mim; inclusive da casa. Acho que me adiantei na pergunta anterior; mas é política corrente a maior parte das empresas contrata e oferece casa. Isto porque sabe que o mercado imobiliário em Doha é muito caro mesmo!

WV - Emigraste para um país árabe com uma sociedade bastante diferente da portuguesa... Sentiste alguma dificuldade em inserires-te? É um país que recebe bem quem se muda para lá para trabalhar?
T - A cultura é totalmente diferente; mais por uma questão religiosa. No entanto no meu caminho só me cruzei com pessoas excelentes, que tiveram paciência e responderam a todas as minhas questões e dúvidas. Eu não tenho por hábito julgar ou criticar, em especial quando não tenho os factos todos. Por isso, fui de mente aberta, sempre de forma muito respeitadora, fui a todo o lado. Estive em mesquitas, almocei/jantei com qataris, conversei, perguntei e fui sempre bem interpretada e respeitada.
Não senti dificuldade em me inserir, ou em viver lá. Claro que volto a frisar a importância do saber estar e saber vestir. Não estou a dizer para usarem Habaya, eu só usei em algumas ocasiões por curiosidade e vontade própria.
De resto, sim notam-se algumas hierarquias e algumas atitudes xenófobas; mais da parte dos qataris para com os indianos e nepaleses ou filipinos. Que são na verdade o grosso da mão de obra do pais. No entanto nunca assisti a situações extremas ( não digo que não as haja), aliás tenho noção de várias injustiças (aos nossos olhos). Mas pessoalmente nunca tive problemas e adaptei-me muito bem.

WV - Quais os locais recomendas uma visita?
T - Encaminhar-vos para o post que já escrevi no meu blogue seria repetir-me, por isso, vou fazer uma mini lista: Souq Wakif; Museum of Islamic Art e o parque, bem como o café ao ar livre; The Pearl; Katara Cultural Village; E para terminar bem o dia: Sky View no La Cigalle Hotel.
(E não... não conseguem fazer isto tudo num dia! )

WV - Pensamos Portugal em Doha, pensamos em...
T – Quanto a vocês não sei, mas eu penso sempre nos amigos portugueses que fiz e nos nossos almoços/jantares/ saídas! Talvez seja repetitiva mas as pessoas são o que fazem um país! Por isso, mesmo em Doha eu tinha sempre um bocadinho de Portugal! E o conselho que dei á ultima menina que entrou em contacto comigo. Para compreenderem, no blogue decidi abrir uma rúbrica sobre hospedeiras de bordo, em especial no médio oriente. Tenho alguns posts com dicas e conselhos; e um pdf bastante especifico para ajudar na entrevista. Por isso, desde então tenho recebido alguns mails de meninas que vão para o médio oriente e que me pedem ajuda! Gosto de ajudar! A última menina que falou comigo foi para Doha á sensivelmente 2 semanas, o meu conselho para ela (entre outros) foi: quando tiveres muitas saudades de casa e da comida portuguesa, vai ao Nando’s (restaurante) na realidade não nada de comida portuguesa, mas talvez seja o mais próximo. E como sobremesa têm natas, que mais uma vez não são nada parecidas com as nossas! Mas... engana a vista, se calhar! Fui lá algumas vezes, e nunca me tirou as saudades de casa!

WV - Saudade é mesmo uma palavra portuguesa? Ganhou outro significado para ti?
T - Sim, não há dúvida que Saudade é uma palavra autenticamente portuguesa! As outras nacionalidades sentem “falta de alguém”, nós temos saudades de alguém, de um sitio, de um momento! Somos Portugueses, somos por natureza saudosistas, melancólicos e nostálgico! É o nosso fado e somos nós! Na verdade não ganhou outro significado, porque Saudade já me era bem conhecida; mas intensificou-se!

Um muito obrigada à querida Tiffany que tão gentilmente partilhou comigo e com todos aqueles que por aqui passam, a sua experiência temporária fora de Portugal. Passem pelo blog dela e vão cuscar todas as dicas que ela deu. Para quem ainda não sabe, eu também estive à conversa com a Tiffany para o cantinho dela e por isso mesmo passem por lá e fiquem a conhecer-me um bocadinho melhor, clicando aqui.
Este mês decidi eu mesma abrir horizontes e entrevistar pessoas que não só tenha emigrado mas que tenham regressado, tentando perceber as suas razões. Espero que tenham gostado e passem pelo blog da Tiff a mandar-lhe um grande beijinho!

You Might Also Like

7 comentários

  1. Respostas
    1. Ainda bem :) obrigadaaa! Beijinhoss

      Eliminar
    2. Podes ver mais entrevistas deste género mas publicações mais lidas do lado direito do blog :)

      Eliminar
  2. Deve ser uma profissão interessantíssima mas também acredito que desgaste imenso :o
    Ainda não seguia o teu cantinho, mas já estou a seguir para não perder nada <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem-vinda ao meu cantinho :) um beijinho grande e bom fim-de-semana

      Eliminar
  3. Eu já conheço a Tiffany e gosto muito do cantinho dela. Ser hospedeira deve ser muito interessante, mas também muito desgastante e pouco compatível para quem quer ter família e construir o seu lar. Acho que é daquele tipo de profissões temporárias.
    Gostei de conhecer melhor a Tiffany e, tal como ela, espero também um dia ter oportunidade de voltar a Portugal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida :) neste momento estás a trabalhar fora de Portugal? Se estiveres interessada em participar no meu cantinho eu adorava :) um beijinho grande !

      Eliminar